terça-feira, 2 de outubro de 2007

Principais estilo da dança

Jazz: sua principal característica é o improviso e tem traços de origem africana. Uma de suas características marcantes é a evidência dos quadris e um ritmo pulsante que dá a qualidade ao movimento. Requer profissionais tecnicamente treinados para executar os comandos do coreógrafo.



Street Dance: também conhecida como "dança de rua", é uma das modalidades mais admiradas pelo público em geral por trazer coreografias sincronizadas, movimentos fortes e malabarismos corporais.


Forró: nascida no Nordeste, a dança baseia-se no movimento dos quadris e dos pés. Por ser dançado a dois, o forró exige muita coordenação motora, mas nada que uma boa música e uma boa companhia não ajude.



Samba: originado nas senzalas, é o símbolo de dança típica no Brasil. É dançado sozinho ou a dois e não exige habilidade. Desencadeou outros movimentos, como o pagode, a gafieira e o samba-rock (estilo que entrou em evidência nos anos 70 e permanece até hoje).



Sapateado: como o Jazz, o sapateado foi originado na América, com muito de suas raízes sendo baseadas no escravismo. No sapateado você precisa movimentar seus pés de maneira ágil e hábil, perfeitamente ao ritmo da música. Existem sapatos especiais para sapateado, com um solado que produz um som especial quando se atinge o solo. Um dos grandes sapateadores da história foi Gene Kelly, que difundiu a arte em seus famosos filmes.